top of page

ESTUDOS E PUBLICAÇÕES

Centro de recursos da Voz di Paz

Wix boletim PT.png

Boletim do conflito local: Dinâmicas de conflito na
Guiné‑Bissau

2023

Este boletim apresenta os dados de ocorrência de conflitos, recolhidos mensalmente por uma rede de mediadores locais, os Espaços Regionais de Diálogo, presentes em todos os setores
administrativos do país (exceto Caravela e Uno). A apresentação e análise dos dados aqui presente foi elaborada pela equipa da Voz di Paz e sua parceira Interpeace, e validada por parceiros da sociedade civil, instituições relevantes e doadores internacionais.

Encontro CFS Abril23.png

Recomendações sobre como melhorar a implementação da Lei da Terra ao nível de setor: o trabalho das Comissões Fundiárias Setoriais

2023

O projeto Gestão Pacífica e Inclusiva da Terra, em parceria com FAO e com financiamento do PBF, incluiu uma componente de capacitação e acompanhamento técnico às Comissões Fundiárias Setoriais (CFS) das três regiões norte, que foram apoiadas no desempenho das suas funções previstas pela Lei. Este projeto permitiu identificar junto dos membros das CFS uma série de recomendações sobre como estas poderiam melhor servir a sua missão, trabalhando de maneira mais eficiente e eficaz, e respondendo melhor às necessidades da população ao nível do setor. Recomendações essas que pode consultar aqui

Nhacra_Sessão de Diálogo_Voz di Paz.JPG

Recomendações participativas para tornar a gestão da terra mais pacífica e inclusiva: o resultado de oito sessões de diálogo intergeracional nas três regiões norte do país

2023

No âmbito do projeto Gestão Pacífica Inclusiva da Terra nas regiões de Oio, Cacheu e Biombo, implementado em parceria com a FAO e UN Habitat, com o financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (PBF), a Voz di Paz e sua parceira Interpeace levaram a cabo oito sessões de diálogo nas três regiões de intervenção em 2022. Durante estas sessões, jovens líderes das diferentes comunidades, bem como representantes de autoridades locais, tradicionais e instituições ligadas à gestão da terra, interagiram sobre o tema dos conflitos ligados à gestão da terra. Os participantes foram questionados sobre como é que os jovens participam nos conflitos ligados à posse de terra, e como é que os mesmos podem ajudar na sua resolução. Édesse processo consultivo que surge este conjunto de recomendações para tornar a gestão da terra na Guiné-Bissau mais pacífica e inclusiva à juventude.

Plataforma São Domingos.jpg

Agenda “Juventude, Paz e Segurança na Guiné-Bissau” (YPS)
O que os jovens esperam? - 9 prioridades

2022

Os pontos abaixo listados foram desenvolvidos com base no trabalho realizado
no dia com cerca de 50 jovens representantes das organizações juvenis do país e são apresentados seguindo a ordem de priorização definida no decurso da sessão.

cover barometer.jpg

SINTIDU DI JUSTISA - BARÓMETRO PARTICIPATIVO SOBRE A PERCEÇÃO E
EXPERIÊNCIA DA POPULAÇÃO:
COMO MELHORAR A GOVERNAÇÃO DA JUSTIÇA NA GUINÉ-BISSAU

2020

O barómetro participativo sobre a governação da justiça na Guiné-Bissau é um estudo quantitativo e qualitativo que recolhe a perceção e experiência
da população sobre justiça formal e tradicional no país com o objetivo de contribuir para uma melhor participação dos cidadãos na governação
local da justiça, fornecendo dados credíveis, independentes e representativos
da realidade do país.

Image1.png

GUIÃO - PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E DA LIDERANÇA FEMININA NUMA PERSPETIVA DE CONSOLIDAÇÃO DA PAZ

2020

Este guião, elaborado com base no trabalho levado a cabo nesse âmbito pela Voz di Paz e Interpeace, disponibiliza passos e experiências dessas duas organizações na promoção da liderança das mulheres numa perspetiva de consolidação da paz, na Guiné-Bissau.

ERD.png

O IMPACTO DO COVID-19 NAS COMUNIDADES

2020

Documento de análise resultante de uma recolha de 7 semanas em 43 localidades de todas as regiões da Guiné-Bissau.

Cover photo.jpg

NÔ OBI MINDJER KU MININU - PRÁTICAS DE JUSTIÇA NA TABANCA

2019

Um olhar sobre os mecanismos tradicionais de resolução de conflitos nas regiões de Gabú, Oio e Tombali: Análise que visa contribuir para a discussão sobre os mecanismos tradicionais de resolução de conflitos, com especial atenção para os conflitos que envolvem mulheres e crianças. Pode servir de orientação para as ações de integração da justiça tradicional numa reforma mais ampla do setor da justiça na Guiné-Bissau.

fala di mindjer.png

FALA DI MINDJER - AS VOZES DAS MULHERES

2018

Além da pressão social e das barreiras institucionais: relatório sobre o papel das mulheres nas esferas de tomada de decisão na Guiné-Bissau.

Photo-cover-Fala-di-Mindjer-2.png

BANDA DESENHADA - FALA DI MINDJER

2017

Banda desenhada em crioulo sobre a promoção da participação da mulher nas esferas de tomada de decisão. Conteúdo baseado nas auscultações realizadas.

2015_11_25_GB_Film-600x400.jpg

RESUMO - ESPAÇOS REGIONAIS DE DIÁLOGO

2015

Resumo do estudo de caso sobre a contribuição dos Espaços Regionais de Diálogo (ERD) para a construção da paz na Guiné-Bissau.

ERD.png

ESPAÇOS REGIONAIS DE DIÁLOGO - INFRAESTRUTURA LOCAL PARA A PAZ

2015

A contribuição dos Espaços Regionais de Diálogo para a construção da paz na Guiné-Bissau: estudo de caso sobre como os Espaços Regionais de Diálogo (ERD) contribuem para os esforços de consolidação da paz no país e são exemplo de um método bem-sucedido a nível nacional.

autarquias.png
causas%2520profundas_edited_edited.jpg
ecofemme_edited.jpg

AUTARQUIAS - A VISÃO DOS CIDADÃOS

2014

Este é o resultado de uma série de auscultações para captar as percepções da população sobre a descentralização e a lei das autarquias.

AS CAUSAS PROFUNDAS DOS CONFLITOS

2010

Este é o resultado de um amplo e inovador processo de auscultações a nível nacional, expondo os obstáculos à paz e causas profundas dos conflitos tais como foram identificados pela população guineense.

ECO DA VOZ DI PAZ

2010 - 2011

Série de 9 exemplares de boletins informativos sobre diferentes temas vistos num ângulo de consolidação da paz: como mulheres, reforma das forças de defesa e segurança, carnaval e música. Clique abaixo para aceder à secção dedicada.

2007rep.png

PROGRAMA DE PESQUISA-AÇÃO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ NA GUINÉ-BISSAU

2007

Relatório de exposição das atividades realizadas na fase de arranque do programa Voz di Paz, incluindo a sua génese e institucionalização e a instalação das estruturas regionais (Espaços Regionais de Diálogo - ERD)

bottom of page