top of page

ATIVIDADES

Levadas a cabo em todas as regiões da Guiné-Bissau,
com o apoio dos nossos Espaços Regionais de Diálogo

EM2A0722.00_16_14_05.Quadro006.png

MEDIAÇÃO E MONITORIZAÇÃO DE CONFLITOS

Ao nível das comunidades

A Voz di Paz está presente ao nível da comunidade através da sua infraestrutura local de paz - os Espaços Regionais de Diálogo (ERD). Estes são compostos por membros de importância e influência reconhecida no seio da comunidade e que atuam como mediadores de conflitos. Os ERD registam e monitorizam a ocorrência de conflitos, enviando periodicamente relatórios à Voz di Paz.

1-Auscultação.jpg

AUSCULTAÇÕES / FOCUS-GROUPS

Em todas as regiões do país

Como parte da metodologia de Pesquisa-Ação Participativa, o trabalho da Voz di Paz baseia-se na consultação da população sobre diferentes temas relacionados com a consolidação da paz. Uma das suas principais atividades é por isso a realização de focus-groups (grupos focais) ou auscultações, nas várias regiões do país e com diferentes camadas da população.

3M2A0928.JPG

FORMAÇÕES

Reforçando as capacidades de pessoas-chaves  

No âmbito de diferentes projetos, a Voz di Paz tem vindo a realizar formações em diversas áreas, como por exemplo: jornalismo para a paz, liderança e gestão de conflitos, advocacia (com foco em género, com técnicas de comunicação não-violenta, etc.), sensibilidade ao conflito, entre outras.

23783655_397591103993139_176205776907582

PROMOÇÃO DO DIÁLOGO E DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

Para uma boa governação e a consolidação da paz

Prosseguindo o seu mandato de estimular um engajamento cidadão, a Voz di Paz tem como foco, em todas as suas atividades, a participação cidadã. Para reforçá-la e para, foram criados grupos específicos nas regiões, os Espaços de Intervenção Cidadã.

OS ESPAÇOS REGIONAIS DE DIÁLOGO

Estruturais locais para a paz em toda a Guiné-Bissau.

Em 2007 a Voz di Paz estabeleceu 10 grupos de diálogo permanente em todo o país: Biombo, Cacheu Margem Esquerda, Cacheu Margem Direita, Oio – Farim, Oio – Mansôa, Bafatá, Gabú, Quinara, Tombali, Bubaque. Estes espaços contam com um total de cerca de 90 membros, espalhados por todos os setores do país.


Ao ajudar a população na gestão de conflitos, estes Espaços Regionais de Diálogo dão uma contribuição essencial na construção da paz na Guiné-Bissau. Ao longo da última década, os ERDs resolveram centenas de conflitos locais, usando o diálogo como ferramenta para a gestão pacífica de conflitos, para a combater a insegurança, má governação e para lidar com as diferenças religiosas e a violência contra mulheres, por exemplo. Em vários casos, os ERDs convidam a população e representantes do Estado a nível local, para procurarem soluções conjuntas para os seus problemas. Este capacidade para convocar tais reuniões pode ser explicada pelo respeito e legitimidade que as personalidades locais que constituem estes ERDs possuem.

bottom of page